1º Simpósio do Mestrado Ensino na Saúde da UFG

Nos dias 8 e 9 de novembro foi realizado o 1º Simpósio do Mestrado em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Goiás (UFG). Teve início às 8 da manhã com uma cerimônia de abertura, com participação do Diretor da Faculdade de Medicina Dr. Fernando Carneiro, Vice-Reitora da Universidade Federal de Goiás Sandramara Matias, Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS do Estado de Goiás Rafaela Julia Batista Baroronesi, Coordenadora da Escola Municipal de Saúde Pública Cristiane Oliveira Abuquerque, Professora da Faculdade de Medicina da UFG Alessandra Vitorino Naghettini, Coordenadora do Programa de Pós Graduação Ensino na Saúde.

Em conferência de abertura o Professor Ricardo Ceccim, ministrou uma palestra com o tema: Desafios da formação profissional em saúde no contexto atual. “A minha fala foi tratar um pouco sobre esse contemporâneo da formação de profissionais, com alguns conceitos mais coexistentes em educação superior de profissionais da saúde”, relata o professor.

Ricardo Ceccim pontua que não se consegue mudar as práticas se não mudar o ensino. “Então o que a gente chama de mudança no ensino é o desafio de transformar as práticas, compondo modo de ver, pensar, ouvir e sentir. Então um tema da mudança no ensino é quando a instrução é capaz de convocar pessoas a um estar no mundo do trabalho de maneira diversa dessa que tem sido criticada”.

Durante os dois dias de eventos tivemos apresentação de trabalhos e projetos que foram avaliados pelo grupo de professores do programa e convidados externos. No dia 9 de novembro a Professora Oscarina da Silva Ezequiel, associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora realizou palestras e oficinas voltadas para pesquisa no Ensino na Saúde.  Participou ainda da avaliação dos projetos em construção com excelentes sugestões.

Finalizando tivemos a premiação do melhores trabalhos apresentados. Foram vencedores os alunos: Ana Paula Freitas Lima, Letícia Rocha Veloso, Hugo Miranda de Oliveira. Considerando o sucesso do evento a proposta é que esse simpósio se realize anualmente.

simposio    simposio