noticia4170.jpg

Hipertensão atinge 35% da população da Espanha

Três em cada quatro pacientes hipertensos correm risco alto ou muito alto de sofrer um derrame nos próximos dez anos, de acordo com um estudo feito para marcar o Dia Mundial da Hipertensão

 

Na Espanha, a doença atinge 35% da população. Destes, 60% são maiores de 65 anos. De acordo com o estudo, feito com 22.639 pacientes, a maioria das pessoas não está em situação de risco apenas por conta da pressão arterial alta. A maioria combina ainda fatores como obesidade, diabetes e tabagismo.

O estudo revelou ainda que 80% dos hipertensos não fazem um bom controle da pressão arterial, uma porcentagem que aumenta para 97,5% nos pacientes com risco cardiovascular alto ou muito alto.

A coordenadora do Clube dos Hipertensos da Sociedade Espanhola de Hipertensão-Liga Espanhola para a Luta contra a Hipertensão Arterial (SEH-LELHA), Nieves Martell, afirma que não existe qualquer alimento absolutamente proibido, desde que não seja consumido de forma abusiva, e recomenda seguir uma dieta variada e evitar o excesso de caloria. Mesmo o sal pode continuar no cardápio, mas, de acordo com a especialista, é preciso que a quantidade não ultrapasse 9 gramas por dia.

 

Fonte: globo.com