noticia4171.png

Jovens hipertensos são alvo de campanha

Ministério da Saúde lança cartilha para orientar agentes no diagnóstico da doença.

O "Caderno de Atenção Básica para Hipertensão Arterial", lançado dia 26/04/2007 pelo Ministério da Saúde em comemoração ao dia nacional de combate à doença, tem como tema a hipertensão em jovens e crianças, segundo a Agência Brasil. As cartilhas serão distribuídas a agentes dos programas de saúde da família e agentes comunitários de saúde.

Além de apresentar informações sobre os procedimentos corretos para conferir a pressão arterial, a publicação dá destaque aos cuidados necessários no atendimento às crianças e às gestantes. "O manual vai atualizar os profissionais de saúde sobre a hipertensão. Durante o ano, eles serão treinados sobre as dicas de tratamento e novidades a respeito da doença", disse a coordenadora do Programa de Diabete e Hipertensão do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio.

Diagnóstico

O manual aborda os critérios para o diagnóstico e também a classificação da hipertensão, responsável por cerca de 25% das mortes por doença arterial coronariana e por 40% de mortes por doenças cerebrovasculares. De acordo com Rosa, o objetivo é reduzir os gastos do governo federal com internações, os índices de mortalidade ou aposentadorias precoces, além da promoção de uma melhor qualidade de vida.

A população de hipertensos no país é estimada hoje em 17 milhões de pessoas, dos quais 75% recorrem aos Sistema Único de Saúde. Desse percentual, 95% se concentram nas regiões Norte e Nordeste.

 

Fonte: globo.com